VISITAS NA CAVERNA

domingo, 28 de outubro de 2012

BARRA E ANILHAS COMUNS X BARRA E ANILHAS OLÍMPICAS


Opa pessoal, antes que vocês se perguntem, não estou voltando aqui com uma daquelas fotos do facebook questionando se você "curti" ou "compartilha", nem para criar polêmica e muito menos para desmistificarmos algo, mas simplesmente para entendermos não de biomecânica do exercício, mas a mecânica de um equipamento essencial para o Levantador Terra... A BARRA E ANILHAS!

Primeira pergunta que devemos fazer, não é "Qual é a melhor?", mas sim "Qual me trará mais benefícios no treino?".

Pois bem, de forma direta e sem delongas... A BARRA E ANILHAS COMUNS!!!

Mas você pergunta: "Nossa Cleitão, mas assim, sem nenhuma cuspidinha?"

Exatamente! E vamos entender o porque...

Muito se questiona sobre treinar com barra comum, pois esta até um certo ponto "vai" e depois enverga???

Não... Asseguro que não enverga! 

Primeiro, você não vai usar aquela barra da academia, aquela famosa barra cromada e sim, se você quiser treinar realmente levantamento terra para competição, vai com jeitinho conversar com o dono da academia e pedir para ele providenciar uma que possa lhe ajudar a treinar.

Por óbvio, que ele não vai entender nada e certeza que vai rir da sua cara e chamar aquele professor "coxinha", o qual também irá rir de você, então criança, você vai se virar e fazer a sua... 

Isso mesmo faça a sua se quiser ter resultados!!!

Pode parecer idiota, mas mande fazer e a leve com você nos dias em que for treinar Levantamento Terra ou pede para o dono da academia pelo menos deixar seu material num canto lá, até porque você indo competir e vencendo campeonatos é o nome da porcaria da academia dele que vai junto... Paciência né!!!

Fica a dica:

1- Barra de Aço 1020 de 02 polegadas ou 28 mm
2- 2,20 m de comprimento 
3- 1,32 de comprimento entre os eixos internos
4- Recartilhar o local de pegada (messa dois ou três lugares diferentes com distanciamento de 01 cm entre cada recartilhada)
5- Providenciar duas plataformas rígidas de madeira de 05 cm de altura e 50 cm x 50 cm

Coloco isto e daqui a pouco aparecerá aquele cara formado em Ciências Sociais, Jurídicas ou Humanas, e que nas horas vagas é entendido em usinagem de aço e diz:

- "Cleitão, mas aço de 1045 é melhor em razão da resistência!!!" 

- Eu respondo: "Nãoooo... tanto o aço 1020 quanto 1045 são de baixo carbono com alta tenacidade e baixa dureza, assim ambas bem maleáveis e porque mandei fazer a por*** da minha barra com aço de 1020 e já a testo a mais de 05 campeonatos e mesmo com 330 kg acima do solo na gaiola, nem sequer enverga e está perfeita"

Superado isso passemos o porque dessa barra com utilização de anilhas comuns e não a olímpica para treinamento.

Como sou direto já digo: "Treinar com essa barra e anilhas comuns é bem mais pesado do que treinar com barra e anilhas olímpicas"

Lá vem agora aquele gordinho camarada que só faz gordice: "Puxa Cleitão... Mas peso não é peso??? 200 kg não é 200 kg??? Você  é louco!!!"

Nãoooooooo... na realidade, vocês poderão observar que a barra comum, aquela que você mandou fazer pesará cerca de 11 kg, ao contrário da barra olímpica que embora tenha o mesmo comprimento (2,20 m) e diâmetro de pegada (28 mm) pesa 20 kg, e aí está a diferença e não na altura do chão, pois mandamos fazer as plataformas de madeira o que dará a mesma altura da barra olímpica, ou seja, da barra até o chão 22,5 cm.

Então vamos ver no que são iguais:

- mesmo comprimento (2,20 m)
- mesma pegada em diâmetro (28 mm)
- mesma altura da barra ao solo (22,5 cm)

No que diferem:

- anilhas olímpicas possuem 45 cm de diâmetro e a comum quase a metade
- barra olímpica pesa 20 kg e a comum cerca de 10 kg
- recartilhado da barra comum machuca a mão a olímpica adere mais

Assim, voltemos á explicação anterior de que o que realmente torna a barra que mandamos fazer juntamente utilizada com anilhas comuns mais pesadas que as olímpicas é no aspecto de que estou trabalhando com uma barra mais leve que a olímpica e isso faz com que eu tenha que colocar mais anilhas, o que pesa mais nas extremidades e não no centro, além do diâmetro das anilhas, ou seja, uma vez mais "bojuda" e mais compacta a anilha comum do que as olímpicas também pesa mais!

Mas porque pesa mais??? Qual a diferença da anilha comum de 25 kg e da olímpica de 25 kg se ambas pesam 25 kg???

Pois é... "Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais???"  

Como eu disse, o diâmetro interfere e muito, assim, experimente segurar uma anilha comum de 25 kg com apenas 01 dedo, isso mesmo, apenas 01 dedo e também uma anilha olímpica de 25 kg com apenas 01 dedo e você me responderá a diferença
   
E o embuchamento das barras olímpicas nas pontas, não faria o mesmo papel que o peso extra de anilhas no caso de utilização da barra de 10 kg???

Não... Até porque mais peso encorporado na própria barra é uma coisa, porém mais peso com resistência da anilha puxando a barra para baixo é outra coisa!!! 

Para finalizarmos a discussão, vamos ver a foto abaixo que todo maromba está enjoado de ver:


Assim, eu pergunto agora: "É mais fácil carregar os 02 kg de gordura ou os 02 kg de músculo???"

Garanto que você treinando com a barra de 11 kg que você mandou fazer, juntamente com as anilhas comuns da sua academia, se você tem 1RM de 200 kg no seu Deadlift, certamente nos campeonatos utilizando a barra e anilhas olímpicas, você estará levantando entre 210 kg a 215 kg.  

Espero ter ajudado!

VAMO QUE VAMO!

NO PAIN... NO GAIN!!!

6 comentários:

  1. e para a pratica de crossfit tem diferença a barra com relaçao a resistencia durabilidade pois todos os videos q vejo sao com barras e anilhas olimpicas?
    eu pretendo colocar crossfit em minha academia.....

    obrigado pela atençao....

    ResponderExcluir
  2. Cleitao, preciso de sua ajuda, colega!
    Estou precisando comprar uma barra H, a tal da romana, só que encontrei de aço, ferro e polimet, todas cromadas. Você saberia dizer qual o melhor material? Valeu, parceiro!

    ResponderExcluir
  3. Ou seja, braço de momento
    Quanto + longe o peso se encontra com relação ao ponto em que se levanta ele, mais pesado o mesmo fica.
    Exemplos para quem ficou confuso:
    Se você estiver deitado num banco, com halteres nas mãos para fazer o movimento do Fly/Crucifixo, dobrar os cotovelos diminui a sensação de peso. Não porque seu biceps vai levantar o peso, seu biceps não fará isso, a força ainda virá do seu peito. O que acontece, é que o peso se encontra mais próximo do seu corpo e resulta em menor "braço de momento"

    Uma curiosidade, pessoas baixinhas tendem a ter vantagens na questão de força na academia por questão disso, como são menores, o esforço para levantar o mesmo peso que um cara alto é menor.

    ResponderExcluir
  4. Cara..nao acredito que achei alguem q falou EXATAMENTE OQ EU FAÇO.

    Sim..fiz as plataformas c madeira..fiz tdo pra "ajustar" as anilhas normais..e sempre sempre treinei assim..

    Muito bom MESMOOO o artigo..

    ResponderExcluir